"Toda Grande Idéia pode se tornar um Grande Negócio"

O que é marketing digital?

marketing digital

Imagem Marketing digital


O marketing digital é um termo abrangente para todos os seus esforços de marketing on-line. As empresas utilizam canais digitais, como a pesquisa do Google, as mídias sociais, o e-mail e seus sites, para se conectarem com seus clientes atuais e potenciais.

O marketing digital é um termo abrangente para todos os seus esforços de marketing on-line. As empresas utilizam canais digitais, como a pesquisa do Google, as mídias sociais, o e-mail e seus sites, para se conectarem com seus clientes atuais e potenciais


A realidade é que as pessoas gastam duas vezes mais tempo online do que costumavam 12 anos atrás . E enquanto dizemos muito, a maneira como as pessoas compram e compram realmente mudou, o que significa que o marketing off-line não é tão eficaz quanto costumava ser.

 

O marketing sempre teve a ver com a conexão com seu público-alvo no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa conhecê-los onde já estão gastando tempo: na internet.

Enquanto um profissional de marketing experiente pode dizer que o marketing de entrada e o marketing digital são praticamente a mesma coisa, existem algumas pequenas diferenças. E depois de ter conversado com comerciantes e donos de empresas nos EUA, Reino Unido, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, aprendi muito sobre como essas pequenas diferenças estão sendo observadas em todo o mundo.

Então, o que exatamente é marketing digital?

Do seu próprio site aos seus ativos de marca on-line – publicidade digital , e-mail marketing, folhetos on-line e muito mais – há um enorme espectro de táticas e ativos que se enquadram no âmbito do marketing digital. E os melhores profissionais de marketing digital têm uma ideia clara de como cada recurso ou tática suporta seus objetivos gerais.

Aqui está um breve resumo de alguns dos ativos e táticas mais comuns:

 

  • Seu site
  • Postagens no blog
  • Ebooks e whitepapers
  • Infográficos
  • Ferramentas interativas
  • Canais de mídia social (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, etc.)
  • Cobertura online ganhada (RP, mídia social e comentários)
  • Brochuras e lookbooks online
  • Recursos de marca (logotipos, fontes, etc.)

Táticas

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

O processo de otimizar seu site para “classificar” mais alto nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que seu site recebe.

Baixe seu e-book grátis como iniciar seu negócio digital

Marketing de conteúdo

Criação e promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads ou clientes.

Inbound Marketing

O marketing de entrada refere-se à abordagem de ‘funil completo’ para atrair, converter, fechar e encantar os clientes que usam conteúdo online.

Marketing de mídia social

A prática de promover sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego e gerar leads para sua empresa.

Pagamento por clique (PPC)

Um método de direcionar tráfego para seu website pagando um editor sempre que seu anúncio for clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords.

Marketing afiliado

Um tipo de publicidade baseada em desempenho em que você recebe comissão pela promoção de produtos ou serviços de outra pessoa em seu website, saiba mais sobre marketing de afiliados neste link

Baixe seu e-book grátis como iniciar seu negócio digital

Publicidade nativa

A publicidade nativa refere-se a anúncios que são principalmente dirigidos por conteúdo e apresentados em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As postagens patrocinadas pelo BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda em mídias sociais ‘nativa’ – por exemplo, publicidade no Facebook e publicidade no Instagram.

Automação de Marketing

A automação de marketing refere-se ao software que existe com o objetivo de automatizar as ações de marketing. Muitos departamentos de marketing precisam automatizar tarefas repetitivas, como e-mails, mídias sociais e outras ações do site.

Marketing de email

As empresas usam o email marketing como meio de comunicação com seus públicos. O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar as pessoas para o site da empresa.

Performance de Conteúdo e Geração de Leads

Imagine que você criou um folheto de produto e o publicou nas caixas de correio das pessoas – esse folheto é uma forma de conteúdo, embora esteja off-line. O problema é que você não tem idéia de quantas pessoas abriram sua brochura ou quantas pessoas a jogaram diretamente no lixo.

Agora imagine que você tinha esse folheto no seu site. Você pode avaliar exatamente quantas pessoas visualizaram a página em que ela está hospedada e pode coletar os detalhes de contato de quem faz o download usando formulários. Você não apenas pode avaliar quantas pessoas estão envolvidas com seu conteúdo, mas também está gerando leads qualificados quando as pessoas fazem o download.

Modelagem de Atribuições

Uma estratégia de marketing digital eficaz combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite que você rastreie todas as suas vendas até o primeiro ponto de contato digital do cliente com sua empresa. Chamamos essa modelagem de atribuição e ela permite identificar tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam de refinamento .

Que tipo de conteúdo devo criar?

O tipo de conteúdo que você cria depende das necessidades do seu público em diferentes fases da jornada do comprador. Você deve começar criando personas de comprador (use esses modelos gratuitos para identificar quais são as metas e os desafios do seu público em relação ao seu negócio. Em um nível básico, seu conteúdo on-line deve ter como objetivo ajudá-los a atingir essas metas e superar seus desafios.

Então, você precisará pensar em quando eles estarão mais propensos a consumir esse conteúdo em relação ao estágio em que estão na jornada do comprador. Nós chamamos esse mapeamento de conteúdo

Baixe seu e-book grátis como iniciar seu negócio digital